• Por Logísticos Oficial

Fulfillment e Logística em tempos de COVID-19



Você já ouviu falar em fulfillment? O termo vem do inglês fulfill, que significa cumprir, completar, em sua tradução literal, significa cumprimento, realização, preenchimento.


Quando estamos falando de lojas virtuais / e-commerces o fulfillment é um serviço logístico que tem o objetivo de fazer o pedido chegar até o cliente final.


Agora você deve estar pensando: “mas esse é o objetivo de qualquer venda pela internet, não é?”. Sim, com certeza! A diferença está em como esse processo acontece. 

Ao receber um pedido, a maioria dos lojistas virtuais vai ao estoque, separa o produto, prepara a embalagem e leva até a transportadora para postar. Todo esse processo custa tempo e dinheiro, correto?


Já quem usa um serviço de fulfillment só recebe o pedido. Todo o trabalho logístico fica na mão de uma operadora terceirizada. Essa prática pode ser uma grande aliada de quem procura reduzir despesas de armazenagem e transporte. 


Falando Logisticamente de forma resumida, o processo de fulfillment varia de acordo com o porte e necessidade da empresa, mas geralmente inclui o armazenamento de produtos, coleta de itens a serem enviados, a embalagem, endereçamento, envio para os destinatários, bem como a confirmação de que os pedidos foram recebidos.


Ou seja, é um conjunto de operações logísticas e de cadeia de suprimentos que visa a satisfação do cliente no processo de compra para que seu pedido seja entregue em perfeitas condições e sem atrasos. Quem vende pode estar em qualquer lugar do mundo, e não precisará armazenar nada, quem faz isso são as empresas de fulfilment.

No e-commerce, quando o cliente está finalizando a compra ele já está esperando ansiosamente pela entrega. Hoje as pessoas preferem por lojas que consigam oferecer um preço acessível por uma entrega cada vez mais express.


Por que muitas empresas terceirizam esse serviço?

A medida que o negócio cresce, para atender às necessidades dos clientes e otimizar processos internos, o fulfillment necessita de uma boa estrutura física para armazenagem, mão de obra e requer alto custo operacional.


Por isso, muitas empresas acabam optando por terceirizar esse serviço para um centro de atendimento, muitas vezes chamado de Fulfillment Warehouse ou Fulfillment Center. Esses parceiros são responsáveis por prestar todo atendimento logístico por trás do pedido. Dessa forma, eles auxiliam no processo de distribuição dos produtos, fornecem espaço adequado, recebem, armazenam e preparam o pedido para que o mesmo seja entregue com máxima agilidade. Os centros muitas vezes possuem interfaces on-line para receber ordens e trocar informações diretamente com o cliente, geralmente esse processo é realizado através de e-mail, SMS ou push de notificação no dispositivo móvel.


Existem outros serviços de inteligência logística integrada que valorizam ainda mais o atendimento.


Alguns fornecedores fazem o gerenciamento de inventário, rastreamento de itens e relatórios, confirmação de pedidos, além de proporcionar uma entrega dentro do prazo combinado e com menor custo possível.

Em um ambiente competitivo direcionar esse tipo de serviço a uma empresa terceirizada é um grande passo para aumentar a produtividade interna.

Fulfillment é Logística e em tempos de COVID-19 isto passou a ser uma enorme vantagem competitiva.

© 2012-2020 | GCDV Grupo Cadeia de Valor, Holding, Inc. Todos os direitos reservados.