top of page
  • Por Logísticos Oficial

Diminua custos, acelere as tomadas de decisões e ganhe competitividade no mercado através da torre d


Vivemos hoje em um mundo ilimitado de possibilidades para tornar o que fazemos melhor e mais eficiente. Temos muitas opções, técnicas e conhecimento a vontade para quem busca. Diante deste fato, o mercado logístico se torna cada vez mais acirrado e as empresas são obrigadas a inovarem para não ficarem para trás.

Hoje, abordaremos neste artigo o conceito de Torre de Controle Logístico e mostraremos uma maneira eficaz de implementar ela em sua empresa. Ao final do artigo você ficará apto nos seguintes assuntos:

  • O que é Torre de Controle Logístico;

  • Vantagens de utilizar a Torre de Controle Logístico;

  • Como implementá-la na minha empresa e sair na frente.

O que é Torre de Controle Logístico?

A Torre de Controle Logístico é a aplicação direta do conceito de Gestão a Vista, utilizando os recursos tecnológicos para uma atualização das informações em tempo real. Uma metodologia de gestão com objetivo de deixar as tomadas de decisão mais ágeis, concentrando todas as informações da logística e integrando todo o time operacional.

Ao observar variáveis-chaves da operação, ocorrências críticas podem ser identificadas e corrigidas ao menor tempo possível. Diminuir o tempo de ação, em outras palavras, é reduzir custo.

Variáveis-chaves da operação

Monitore as variáveis-chaves da sua operação.

Durante uma demanda alguns pontos variáveis devem ser observados pela Torre de controle logístico. Variáveis-chaves portanto, são fatores que podem influenciar diretamente no resultados da operação.

Veja abaixo algumas delas:

  • Tempo improdutivo: A espera de carga/descarga no cliente;

  • Capacidade do veículo: Aproveitamento do espaço disponível;

  • Incidentes e ocorrências: Pneus furados, abastecimento, blitz, etc.;

  • Custos operacionais: Diesel, pneus e peças do veículo;

  • Roteirização da frota: Quilometragem rodada, quantidade de coletas e entregas;

  • Turn-over: Jornada de trabalho do motorista;

  • Avaliação dos serviços: Ouvir o que seus clientes tem a dizer também é importante.

Como esperado, podem surgir muitas outras variáveis-chaves dependendo do tipo de transporte que sua empresa realiza, e nesse caso, essas variáveis também devem ser inseridas no monitoramento.

Vantagens de utilizar a Torre de Controle Logístico

Ao ter um centro de controle, mesmo que não seja uma “torre” em sentido literal, você eleva o nível de ação. Monitorando em tempo real as variáveis-chaves da operação suas decisões são mais concisas e eficazes.

Torre de Controle Logística – Porquê utilizar?

As aplicações dos conceitos da torre de controle logístico deixam o caminho das informações mais dinâmico, ligando as duas pontas da informação de forma precisa. Isto torna sua empresa mais competitiva no mercado e melhora o atendimento aos clientes.

Como implementar a Torre de Controle Logístico na minha empresa?

Conhecendo os conceitos e as vantagens de se utilizar a torre de controle logístico, vamos fornecer uma maneira simples de implementar através do aplicativo, o MyTracking que recomedamos.

O MyTracking permite a equipe operacional acessar as informações em tempo real no seu dashboard online. Além disso, é possível a criação de alertas para determinadas ocorrências de cada veículo, como atrasos, tempo parado, ou entrega não realizada.

Além do mais a ferramenta inclui envio automático de e-mail e SMS ao cliente, mantendo ele informado ao longo do trajeto. E como sabemos, manter um feedback consistente sobre a carga faz toda diferença.

Instale uma TV ou Monitor no meio de sua operação, escolha o dashboard e ative os alertas sonoros. E pronto! Sua equipe estará integrada por meio de uma solução online e em tempo real.

 

6 visualizações0 comentário
bottom of page