top of page
  • Por Logísticos Oficial

A Logística e a Gestão de Riscos: uma integração que salva.


Banco Imagem: Logísticos Oficial

Foi-se o tempo que Logística era apenas transportar e armazenar produtos e serviços. Atualmente, a Logística é considerando em todo o mundo, uma poderosa arma estratégica para que toda e qualquer organização, tenha êxito em seus negócios e operações, ganhando velocidade e vantagem competitiva no mercado.


Por este motivo é fundamenta realizar um planejamento adequado de gestão de riscos com foco em Logística, ação que vem sendo cada vez mais, discutida e incorporada dentro das organizações.


Esta ação integrada é crucial e de extrema importância, no momento de mapear e mitigar os perigos inerentes à operação, e as empresas que permitem que isto fique em segundo plano, fatalmente estão sujeitas a enfrentar diversos obstáculos e adversidades para se manter competitiva e ativa.


Estes prejuízos muitas vezes impactam não só os resultados financeiros, mas, também, a relação com os clientes e a confiabilidade do negócio.

Por isso, os gestores devem dedicar tempo e recursos para oferecer produtos e serviços considerando uma efetiva integração da Logística com uma eficiente gestão de riscos, que juntas, podem salvar e representar uma poderosa arma estratégia para organizações e empresas em todo mundo.


Em linhas gerais, a gestão de risco, tem como principal objetivo:


  • Minimizar os danos à empresa e aos clientes;

  • Propor planos para as ocorrências encontradas;

  • Identificar os potenciais riscos.

Esse tipo de estratégia integrada a Logística tem como foco, corrigir os aspectos do negócio que podem se converter em desafios futuros.


Ainda sob um viés positivo, é possível tornar a empresa mais preparada para lidar com os obstáculos, transformando-os em oportunidades.


Os principais riscos nas operações Logísticas


Transportes e Movimentação no geral


O gerenciamento da área de transportes exige que os gestores e profissionais sejam capazes de atuar nas mais diversas situações.


Por isso, os principais riscos enfrentados são:


Elevada incidência de roubo de carga


Essa é uma das maiores preocupações tanto para pequenas empresas como para grandes corporações. A cada ano, as perdas do setor chegam à casa dos milhões de reais e, com isso, fabricantes, transportadoras e clientes são prejudicados de forma significativa. Produtos de alto valor agregado como eletrônicos, alimentos e remédios são extremamente visados por quadrilhas que agem nas regiões de escoamento do país.


Atrasos nas entregas


Esse desafio tem relação direta com a satisfação dos clientes que não recebem os seus pedidos dentro do prazo estipulado. Da mesma forma, os fabricantes são afetados, pois há possibilidade de causar lentidão na produção devido à falta de insumos que não foram recebidos. Isso quer dizer que toda a cadeia de valor e suprimentos é prejudicada quando um dos elos não é capaz de atender o planejamento de entregas.


Acidentes nas estradas


Esse é um problema que reúne diversas causas gerando, assim, inúmeras consequências para as empresas. Os acidentes podem ser causados pela condição precária das estradas, por sobrecarga do veículo ou imprudência do motorista.

Como resultado:


  • A carga e o veículo podem ser danificados durante o trajeto;

  • O motorista pode ser multado por infrações relacionadas ao seu comportamento na direção;

  • O cliente não receberá os seus produtos em condições adequadas.


Algumas formas de minimizar os riscos


Um dos motivos que justificam o investimento em ferramentas de análise de risco é a sua relação com os objetivos organizacionais do empreendimento. Um modelo de gestão que se baseia não somente na correção de problemas, mas na sua prevenção tem maiores chances de sucesso.


Listei abaixo várias soluções que podem se converter em vantagens competitivas que viabilizam o crescimento da empresa e a melhoria de seus produtos e serviços


Monitoramento da frota


Caminhões ou carros utilizados na distribuição de mercadorias constituem um patrimônio valor tanto para a indústria que possui frota  própria como para as transportadoras terceirizadas. Portanto, uma das formas de preservar esse bem e, ao mesmo tempo, proteger a carga é a contratação de sistemas de monitoramento. Com um software de rastreamento veicular, é possível acompanhar todo o trajeto de envio e possibilitar o compartilhamento de informações com os clientes. Informações como a estimativa de entrega e a localização da carga podem ser consultadas por meio de uma plataforma desenvolvida para esse fim.


Roteirização das entregas


Esse tipo de software contribui para diversas áreas dentro da distribuição de mercadorias, tais como:

  • Aprimora as rotas de entregas;

  • Agiliza a movimentação de cargas;

  • Possibilita a redução de custos logísticos;

  • Reduz o consumo de combustível da frota.


Existem diversas opções disponíveis no mercado que podem ser adquiridas a preços competitivos. Esse tipo de sistema também é vantajoso quando é necessário programar as remessas e contornar restrições no trânsito que podem causar atrasos. Desse modo, o gestor pode automatizar esse processo que garante, além do aumento da eficiência, a redução dos riscos.


Acondicionamento da carga


Muitas avarias causadas às mercadorias podem ser atribuídas ao trabalho realizado durante a movimentação no armazém ou durante o embarque no veículo. Por isso, é fundamental avaliar como as atividades são desempenhadas pela equipe com o intuito de evitar erros. Desde os equipamentos, como empilhadeiras, até as embalagens utilizadas, é importante refletir a preocupação com o estado no qual as mercadorias chegam até o destinatário. Por esse motivo, é fundamental que a equipe esteja treinada sobre os métodos de manuseio adequado.


A tecnologia na estratégia Logística:


É impossível negar como as empresas têm melhorado os seus resultados com a utilização de equipamentos e ferramentas informatizadas. O controle da cadeia de valor o planejamento da distribuição e a segurança nos transportes são fatores que podem ser alcançados com a implantação de tecnologias diversas.


Inclusive, ela é imprescindíveis para o gerenciamento de risco em todas as etapas do processo produtivo. Um dos principais motivos para realizar esse tipo de investimento é a sua capacidade de registrar todas as transações de compra, venda e a contratação de serviços logísticos.


Essa integração possibilita contato direto com fornecedores e clientes, eliminando a necessidade de conduzir esse tipo de negociação utilizando e-mail ou telefone. Além disso, os sistemas de gestão devem ser personalizados de acordo com a atividade de cada empresa.


Assim, o gestor pode:


  • Controlar o desempenho das atividades;

  • Propiciar a melhoria contínua da operação;

  • Monitorar as áreas mais suscetíveis ao risco;

  • Obter relatórios gerenciais para a tomada de decisão.


Toda a gestão de risco começa com o planejamento de iniciativas e projetos que são capazes de priorizar os principais potenciais problemas e minimizar o seu impacto. Porém, antes de tudo, é fundamental entender como a empresa opera, e o mercado no qual atua para afastar efeitos negativos.
 

8 visualizações0 comentário
bottom of page