top of page
  • Por Logísticos Oficial

A história da Macy’s Varejista: do início modesto ao sucesso estrondoso utilizando sempre muita Logí



Há anos, Eu FaBiana, organizo visitas técnicas em diversas empresas pelo mundo, mas uma empresa sempre me chamou muita atenção por toda sua história incrível repleta de empreendedorismo, inovação e principalmente, por seu excelente planejamento estratégico Logístico, que á Macy’s - Em especial, esta mega loja (*da foto) que fica em Nova Iorque.

Para quem não sabe, a Macy's é uma rede de lojas de departamentos fundada na cidade norte-americana de Nova Iorque. Foi fundada em 1858 por Rowland Hussey Macy.

A maior dessas lojas fica em Nova Iorque, ocupando um quarteirão inteiro, e é apelidada de a maior loja do mundo. Me lembro de uma frase que ouço sempre de um dos herdeiros que as vezes, nos recepciona durante as visitas técnicas que Organizo, que é:

"Esteja em todos os lugares, tenha uma boa Logística, faça tudo e nunca esqueça de surpreender o cliente".

As 3 palavras desta frase, reflete bem como a Logística é importante em todos os negócios independente do tamanho, segmento ou localização - Para estar em todos os lugares é necessária uma boa rede logística. Para fazer tudo, ou seja, para atender e servir os clientes em várias esferas e necessidades, é necessário um bom planejamento logístico.

A mesma coisa acontece para surpreender o cliente, é necessária muita logística, afinal, cliente gosta mesmo é de estar em um local onde tudo funciona bem, sem que ele tenha irritações e que ainda seja surpreendido positivamente.

Isto afirma o que falo há anos, acredito e tento sempre reforçar: "Logística é tudo e está em tudo". *Frase que escrevi e levanto a bandeira desde ano de 2006

Um pouco mais sobre a Macys

A Macy’s, a pequena loja de produtos secos de mercearia que R.H. Macy fundou em 1851 em Nova York, tornou-se uma das maiores varejistas do mundo.

A história está cheia de relatos sobre pequenos negócios criados empreendedores ousados que cresceram e evoluíram ao longo do tempo graças à dedicação e à criatividade de seus proprietários. No entanto, poucos empreendimentos refletem o espírito inventivo de seu criador e a perseverança e disposição para aprender com os erros do passado como a R.H. Macy & Co., fundada por Rowland Hussey Macy.

A fascinante história da vida desse magnata do varejo remete às origens da loja de departamentos dos dias de hoje, bem como do caráter evolutivo do varejo americano, das estratégias de propaganda e marketing e dos relações com os funcionários. Quando Macy começou, poucos poderiam imaginar que ele idealizaria o que viria a ser no futuro uma das maiores operações de varejo no mundo.

Tudo começou com produtos secos de mercearia

Nascido em 1822, R.H Macy, filho de um comerciante de Nantucket, saiu de casa aos 15 anos para trabalhar no navio baleeiro Emily Morgan. Depois de quatro anos no mar, retornou a Massachusetts e trabalhou na loja de seu pai antes de abrir seu próprio armarinho, em Boston, em 1844. Essa loja faliu, assim como outro negócio de produtos secos de mercearia que ele abriu dois anos depois.

Em seguida, Macy trabalhou por um tempo na loja de seu cunhado em Boston e depois foi para a Califórnia em busca da fortuna durante a corrida do ouro, em 1849. Após este esforço revelar-se decepcionante, voltou para Massachusetts e, em 1851, abriu mais uma mercearia de secos no centro da cidade de Haverhill, em sociedade com seu irmão. Apesar de ter obtido um sucesso modesto, Macy mudou-se de Haverhill para a Cidade de Nova York em 1858 para abrir sua própria mercearia sofisticada, a R.H. Macy & Co., na esquina da 14th Street com a 6th Avenue, um distrito de aluguéis baixos, ao norte das outras mercearias da cidade.

No primeiro dia de operação, a loja faturou US$ 11,06 e as vendas continuaram a crescer a passos sólidos, com o faturamento bruto do ano seguinte totalizando cerca de US$ 85.000. Com o tempo, Macy expandiu suas operações e ocupou 11 edifícios adjacentes, vendendo várias categorias diferentes de produtos e lançando o que viria a ser conhecido efetivamente como uma loja de departamentos.

O símbolo da marca registrada original da loja era um galo, mas Macy o substituiu por uma estrela vermelha, inspirando na tatuagem que fez no antebraço durante seu período no navio baleeiro, uma referência visual à estrela que o guiava enquanto ele estava no mar.

A criatividade pioneira de Macy

O sucesso de R. H. Macy resultou em grande parte de suas práticas de vendas e propaganda inovadoras, que praticamente transformaram o setor de varejo e fizeram com que multidões de clientes viessem à loja para ter experiências únicas de compras. Entre suas inovações revolucionárias, estão compra e venda de produtos somente em dinheiro; instituição de um sistema de preço único que eliminou a prática da barganha, favorecendo a venda de um item específico para todos os clientes pelo mesmo preço; declaração do preço exato dos produtos em anúncios de jornal com ousados títulos em destaque; oferta da garantia de dinheiro de volta; e lançamento de produtos novos e criativos, como o chá em saquinhos, a batata assada de Idaho e toalhas de banho coloridas, bem como roupas feitas sob medida para homens e mulheres, produzidas em uma confecção na própria loja.

Além disso, a loja de Macy foi a primeira a obter a licença de bebidas alcoólicas da cidade de Nova York e em 1862, a primeira a apresentar um Papai Noel durante a temporada de Natal. Em 1864, a loja começou a instalar vitrines iluminadas para atrair a atenção dos transeuntes, dando origem à expressão “olhar vitrines”.

Em 1866, Macy fez história promovendo uma mulher, Margaret Getchell, a um cargo executivo, tornando-a superintendente da loja. Ela era reconhecida por suas visões e ideias sobre marketing.

Em 1878 um artigo no New York Times resumiu o atrativo especial da loja: a “universalidade do estoque, com quase todos os artigos de vestuário e móveis para casa à venda ali – e a preços razoáveis”.

O legado contínuo de Macy e marcos da empresa

R.H. Macy morreu em 1877 e, em 1895, a propriedade da empresa passou de sua família para Isidor e Nathan Straus, irmãos que, com o pai, alugaram o porão da loja em 1874 e fundaram ali um famoso departamento de porcelanas. A família Straus deu sequência ao legado de pioneirismo de R.H. Macy ao longo dos primeiros anos do século XX.

Em 1902, a operação foi transferida para o icônico edifício da Herald Square, de nove andares, na 34th Street com a Broadway. O edifício tinha 33 elevadores e quatro escadas rolantes de madeira, as primeiras a serem usadas em uma loja nos Estados Unidos. As escadas rolantes originais podem ser vistas até hoje na loja da Herald Square.

Em 1924, os funcionários da Macy's iniciaram o Macy's Thanksgiving Day Parade (originalmente chamado de “Macy's Christmas Parade”), que apresentava animais do zoológico do Central Park e atraiu uma multidão de 10 mil pessoas. No mesmo ano, com a expansão da loja na 7th Avenue concluída, a Macy's Herald Square tornou-se “a maior loja do mundo”.

Atualmente, o prédio está passando por novas reformas, que expandirão a emblemática loja para mais de 102 mil metros quadrados de espaço para vendas a varejo. Outro marco importante que a empresa atingiu em 1976 é aproveitado por milhões hoje: a Macy's lançou o “Macy’s Fireworks Spectacular” anual, hoje o maior espetáculo de fogos de artifício nos Estados Unidos e uma tradição de 4 de julho televisionada nacionalmente.

Com o passar dos anos, a R.H. Macy & Co. se tornou uma empresa de capital aberto, inaugurou lojas em diversas regiões, adquiriu concorrentes no varejo e, em 1994, foi adquirida pela Federated Department Stores, que já operava centenas de lojas em 37 estados, tornando-se a maior empresa de lojas de departamentos nos Estados Unidos. A Macy's on-line, macys.com, foi lançada em 1997, ampliando significativamente o alcance da empresa. Em 2007, a Federated Department Stores mudou seu nome corporativo para Macy's, Inc. e agora tem mais de 600 lojas em todo o território dos Estados Unidos.

A empresa continua a lançar novas iniciativas e serviços de varejo para atender a seus clientes, incluindo entrega no mesmo dia em oito mercados, compra on-line com retirada em loja nacionalmente e pagamentos móveis Apple Pay.

De forma notável, a busca obstinada de R.H. Macy por sua visão ousada e a vitória sobre os obstáculos iniciais nos negócios levaram a uma marca mundialmente famosa, que vende uma enorme gama de produtos, levanta fundos significativos para caridade e reforça tradições importantes com eventos espetaculares.

 

155 visualizações0 comentário
bottom of page