top of page
  • Artigo de Bia Rodrigues Carvalho

5 maneiras de parar de ser ocupado e começar a ser eficaz. Se você sofre de síndrome de ocupado, lei


produtividade

Todos nós estamos muito ocupados, não tenho dúvidas sobre isto. Graças a internet e telefones inteligentes, todo mundo está disponível o tempo todo. No entanto, você já notou que as pessoas que constantemente falam que estão muito ocupadas são de fato, menos eficazes? Ser muito ocupado não é um indicador de ser eficaz ou bem sucedido. Algumas pessoas gostam de dizer que estão ocupados para todos ao seu redor, para que ninguém solicite assumir outras tarefas ou atividades. Além disso, algumas pessoas gostam de parecer muito ocupadas, porque somente desta maneira, conseguem se sentir importantes. Se você também se sente muito ocupado ou diz o tempo todo que está muito ocupado, você provavelmente não está conseguindo gerir o seu tempo de forma adequada, e isso não é bom. Você provavelmente vai estacionar e não vai gerar resultados.


Escrevi algumas dicas simples, porém, super úteis que estão me ajudando a ser menos ocupada, e mais eficiente:


1. Não dizer sim para tudo


Se você tem mais no seu prato do que realmente pode completar, não diga sim a outra tarefa apenas para agradar seu chefe, sócio, parceiro ou até mesmo amigo. Isto irá diminuir a sua taxa de eficácia e sucesso, porque você tem que dividir sua energia entre os diferentes projetos em vez de concentrar suas forças em 1 e finalizá-lo com sucesso.


2. Crie tempo para seus amigos e familiares


Saber o valor de seus amigos e familiares queridos, significa sempre criar e passar tempo de qualidade com eles. Nem tudo é sobre trabalhar. Você deve refrescar sua mente de vez em quando e passar tempo com amigos e familiares, e geralmente, estas pessoas são os pares perfeitos para conseguir fazer você relaxar. Assim, tente fazer algo diferente do que trabalhar e crie tempo de qualidade com eles.


3. Priorizar


Priorize suas tarefas e pare de perder tempo com tarefas desnecessárias. Por exemplo: não verificar constantemente seus e-mails ou contas de mídias sociais. Não sinta que você é imediatamente obrigado a responder tudo, ao mesmo tempo. Terminar o que você está trabalhando ou empreendendo em primeiro lugar e logo em seguida, começar a responder e-mails ou retornar chamadas é o passo-a-passo ideal. Lembre-se: Você pode até tentar, mas não pode fazer tudo de uma vez ao mesmo tempo.


4. Não deixe que os outros possam distraí-lo


Concentre toda a sua atenção sobre a tarefa que você está trabalhando, e não deixe que seus colegas de trabalho ou qualquer outro te distraia até que você termine suas tarefas importantes. Se você permitir concentrar toda a sua energia para coisas realmente importantes em que você precisa se dedicar, vai perceber rapidamente que ela levará menos tempo para acabar.


5. Dormir o suficiente e programar pausas


Se você não conseguir dormir o suficiente e ainda se sentir cansado do dia anterior, então, você não vai ser capaz de trabalhar ou empreender nada de forma tão eficiente. Portanto, tentar dormir cedo e obter pelo menos sete a oito horas de sono todas as noites vai fazer uma incrível diferença. Além disso, definir pausas durante o dia para refrescar a mente e ficar longe de sua mesa ou cotidiano, vai ajudar você a ficar mais orientado e assertivo, no final, você vai terminar suas tarefas muito mais rápido.


Observar e praticar estas dicas simples, estão me ajudando a ser mais produtiva e menos ocupada. No fundo, percebi que estar sempre ocupada não significa ser uma profissional melhor, e sim, ter menos tempo para alavancar a minha vida. Avante!


Bia Rodrigues Carvalho é empresária, empreendedora e palestrante. CEO do GCDV Grupo Cadeia de Valor, empresa Brasileira de consultoria. É também grande especialista em assuntos relacionados a negócios, administração, empreendedorismo, tecnologias, marketing, vendas e logística.

bottom of page