top of page
  • Por Bia Rodrigues Carvalho

Eu acredito que a essência da criatividade está na raiz da infância.


Toda criança nasce com a semente da criatividade, pode começar a reparar. Uma das pesquisas sobre gênios que moldaram o século XX com a sua criatividade, apontou que todos partilhavam uma espécie de entusiasmo infantil na abordagem de seu trabalho.


Eles tinham alguma coisa de criança, tanto no sentido de fazerem novas explorações quanto no de admirarem-se com as coisas que impressionam as crianças.


Pensando bem, isso faz muito sentido:


Einstein perguntava como seria viajar num raio de luz. Muitas crianças fazem essa pergunta, mas poucos adultos.


Picasso se perguntava: O que acontecerá se apanharmos um objeto e o quebrarmos até fragmentá-lo em inúmeras partes diferentes?


Freud fez perguntas rudimentares sobre sonhos.


Toda criança nasce com a semente da criatividade. Todas tem o desejo e o impulso de explorar, de descobrir coisas, de tentar, de experimentar modos diferentes de manusear e examinar os objetos.


Eu por exemplo, as vezes percebo que estou "falando" como uma criança, isso acaba acontecendo de forma natural, sem forçar ou tentar fazer "média". Afinal, quem nunca conquistou ou conseguiu algo a ponto de ficar pulando e gritando como uma criança? Sem contar aquele friozinho gostoso na barriga que sentimos quando estamos apaixonados, ou quando admiramos alguém interessante, diferente, surpreendente?


O mais legal é que enquanto crescem, as crianças vão construindo universos inteiros super inusitados e diferenciados de realidades em suas brincadeiras.


Pode reparar: a máquina de lavar é entregue numa caixa de papelão grosso. Durante semanas as crianças brincaram com a caixa, abrindo-a, dobrando-lhes as bordas, inventando e reinventando. Uma caverna de urso, um navio pirata, uma estação espacial, uma loja, enfim, tudo, menos uma caixa vazia dentro da qual foi uma máquina de lavar. E pasme você: Nenhuma empresa teve a sacada de explorar positivamente, isto. Mas isto é uma outra coisa (risos).


Na maioria do tempo que passamos com nossos filhos, primos, sobrinhos ou outras crianças, estamos ensinando alguma coisa.


Acho que está na hora de começarmos a aprender um pouquinho com eles.


Esse foi o segredo de sucesso de Einstein e pode ser o nosso também.


Quando você vai começar?




Bia Rodrigues Carvalho é empresária, empreendedora e palestrante. CEO do GCDV Grupo Cadeia de Valor, empresa Brasileira de consultoria. É também grande especialista em assuntos relacionados a negócios, administração, empreendedorismo, tecnologias, marketing, vendas e logística. bia@grupocadeiadevalor.com.br

60 visualizações0 comentário
bottom of page